segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Escola Miguel Teixeira de Jardim de Angicos segue de Apodi com destino à cidade de Martins/Rn

Seguindo o roteiro da Aula de Campo de 2010 os estudantes e professores da Escola Miguel Teixeira de Jardim de Angicos, saíram de Apodi com destino à cidade de Martins/RN. Ao chegar na cidade por volta das 14h30min o guia Darildo esperava o grupo de frente ao Hotel Serrano.
O guia Turístico, levou o grupo para conhecer alguns pontos importantes da cidade como a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, Museu Histórico de Martins, Capela Nossa Senhora do Rosário, Nicho Nossa Senhora do Livramento, Mirante do Canto e o Mirante da Carranca.
Na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição conhecemos um pouco da historia da própria igreja como também da cidade de Martins.
A igreja foi construída graças a José Antônio de Lemos que pediu uma licença para o Bispo para construir uma nova igreja na cidade destinada ao culto de Nossa Senhora da Conceição, assim o Bispo liberou esta construção.

Em 1840 a igreja ficou pronta e como quase um presente foi elevado para Matriz da cidade, no dia 1º de novembro de 1840. Os altares do templo seguem o estilo gótico, as imagens em madeira, são no estilo barroco e de valor inestimável.
Mesmo com todos os alunos e professores cansados, mas todos adoraram conhecer a historia da belíssima igreja Nossa Senhora da Conceição. Depois seguiram ao Museu Histórico
O museu foi criado a 20 de dezembro de 1955, pelo Instituto Histórico e Cultural de Martins. Funciona no Edifício de 3 andares desde a sua criação e ocupa 4 salas na parte de baixo: uma com exposição de objetos de Arte Sacra, duas com Móveis e Louças do século atrasado e uma com Biblioteca Jurídica e Galeria Fotográfica, onde se expõem fotos de filhos ilustres de Martins e do Estado.
A beleza arquitetônica do prédio secular que abriga o Museu e que data do ano de 1871, dispensa comentários, pois é muito bonito e abriga muitas curiosidades até mesmo a forma como é o prédio, pois ele tem sua cobertura quase toda de madeira.
Logo depois de sair do museu fomos para Capela Nossa Senhora do Rosário, onde conseguimos saber que a origem da capela que foi a mulher do Capitão Francisco Martins Roriz, Micaela, pois ela se perdeu na mata. Ele então mobilizou seus escravos e pessoas da comunidade para a busca de sua esposa.
Desesperado diante desse fato fez o Capitão uma promessa: mandaria erguer uma capela em louvor à Virgem do Rosário, onde quer que encontre sua esposa. Pela madrugada um grupo de voluntários deparou-se com o corpo da sua mulher o qual foi, no mesmo local, sepultada.
Essa historia que foi contado pelo guia Darildo. Os alunos gostaram bastante desta historia, pois mostrava a fé de um capitão diante do desaparecimento de sua esposa.
Fomos visitar também uma grande construção histórica, o Nicho Nossa Senhora do Livramento, reunindo, segundo especialistas da área, os estilos Gótico, Clássico, Colonial e Barroco em um monumento.
Construído pelo Sr. Luiz Ferreira Melo, em cumprimento a uma promessa para que seus netos não fossem recrutados para a Guerra do Paraguai. A imagem de Nossa Senhora do Livramento veio de Recife, por ele mesmo conduzida a cavalo.
A chegada da imagem foi muito festejada, tendo abrilhantado a festa a banda de música de Aracati-CE que foi contratada pelo próprio Luiz.
Logo depois os estudantes conhecerem essa historia magnifica da cidade de Martins, o grupo dirigiu-se ao ônibus para dois mirantes existentes naquela região, o Mirante do Canto e o da Carranca, que proporcionou belíssimas fotos e uma observação maravilhosa da serra.
O grupo ao acabar de visitar os mirantes, foi direto para o Hotel Serrano no centro da cidade de Martins, que por sinal todos amaram, pois em um só hotel conseguiram colocar prazer, lazer e diversão, assim ficando bem mais fácil para todos os alunos e professores.
No hotel tinha duas piscinas, área recreativa, uma praça, uma parte com um bar com sinucas, totós e muitas outras coisas, além de seus mais de 290 quartos. Na maioria dos quartos tinha um beliche, uma cama de casal fora uma rede que tinha para quem quisesse dormir nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário