segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Alunos da Escola Estadual Coronel Miguel Teixeira realizão aula de campo em Apodi/RN

Alunos da Escola Estadual Coronel Miguel Teixeira de Jardim de Angicos saíram na madrugada desta sexta-feira, em direção a Serra de Martins, mas antes tínhamos que passar por Apodi para visitar o lajedo de soledade.
Os alunos às 02h40min, já estavam aguardando o ônibus, pois o mesmo estava marcado para esta em Jardim às 02h30min, mas este só chegou na cidade às 03h00min.
Os estudantes  juntamente com o diretor Sidney Fonseca e os professores Antônio Lisboa, Sezimar Fonseca e Everson de Almeida, entraram no ônibus e saíram em direção à cidade de Martins, mas antes foi possível conhecer as cidades de Lajes do Cabugi e  Assú onde fizemos a parada para o café da manhã e depois seguimos em direção a cidade de Apodi.

Já em Apodi visitamos o Lajedo de Soledade, um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil, localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, a 12 km do centro da cidade.
O sitio arqueológico esta localizado numa área de rocha calcária, do período paleolítico. O Lajedo de Soledade quase foi destruído pelos produtores da região, mas a intervenção de geólogos da Petrobras e dos próprios moradores do distrito do Lajedo, no início da década de 90, acabou salvando esse patrimônio histórico que hoje é considerado um dos mais importantes do Brasil.
No lajedo de soledade, encontrasse registros de fósseis de animais pré-históricos, como o Bicho-preguiça, tatus gigantes, mastodontes e tigres-dente-desabre que viviam no Nordeste no período Glacial, além de pinturas rupestres muito antigas.
Após visitar o sitio arqueológico retornamos ao centro da cidade onde visitamos o museu do lajedo, que retrata sua história. Lá é possível vislumbrar os  fosseis que os arqueólogos acharam entre as fendas rochosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário